Posted by admin on 16/05/11 ( 2136 reads )
Dia 13-05-2011
Arcos MG
Frase do dia: Mission Accomplished.

É chegado o tão esperado dia. Dia de fechar o Projeto da 1ª Expedição 100% Sustentável, honrando nosso compromisso de plantar árvores para compensar a emissão de carbono dos 15.500 km percorridos durante os 39 dias da Expedição.
Um dos compromissos do Projeto é fazer palestras de conscientização ecológica para crianças, principalmente da rede pública, que geralmente tem menos acesso à informação. Acreditamos que é durante a formação da personalidade e caráter das crianças o melhor momento de se criar essa consciência nelas porque depois de já adultos, fica bem mais complicado...e como diriam os sábios da zona rural Arcoense... “Cavalo ‘veio’ não pega atuada”.
Com isso procuramos a coordenadora da Escola Municipal do Santo Antônio, Elaine Cardoso Ribeiro, que prontamente se dispôs a ajudar juntamente com a diretora Rosângela de Assis
O companheiro Del Gaudio está de mudança para Cingapura, na Ásia, e infelizmente não pôde estar fisicamente presente mas estava em ideal porque, afinal, o pontapé inicial foi dado por ele.
Já o companheiro César compareceu juntamente com o repórter Fernandinho e o cinegrafista Fabiano Diay, para engrandecer com sua presença e com seu trabalho. Não fosse o Tembase ter acreditado no Sou da Estrada desde o início, a Expedição não teria sido o sucesso que foi. Eu e André somos gratos.
Pois bem. Acordamos cedo para começarmos nossa participação na citada Escola às 8:00. Os alunos da 5ª série, em sua maioria com 10 anos de idade, foram os escolhidos pela Escola para nos receber. Falamos da viagem, mostramos vídeos e fotos; falamos de sonhos, de liberdade, de aventuras e desafios da viagem e procuramos trazer isso para a rotina das crianças, fazendo paralelos e discutindo sobre esses assuntos com eles. No final pedimos a ajuda deles para plantar as 100 mudas de 10 espécies nativas da região e saímos da Escola às 9:30 com destino à área de reserva florestal que a Agrimig (um de nossos patrocinadores) cuida desde 2008 na Fazenda da Epamig / IEF.
Com a companhia da Cristiana Teixeira, repórter do Portal Arcos, dos alunos e das Professoras Gislaine Mesquita e Maria Aparecida, chegamos na Fazenda às 9:50 onde nos aguardavam o Engenheiro Florestal do IEF, Fabrício Amorim; o pessoal da Agrimig Eduardo Fonseca, Ancelmo Ferreira e Marcelo Gomes e também o convidado José Zuquim, Gestor Ambiental da Lafarge Arcos.
Os alunos aprenderam como funciona o processo no berçário de mudas e de lá fomos colocar em prática o aprendizado. Mudas de Angico, Paineira, Aroeira, Açoita Cavalo, entre outras foram plantadas. Como eram apenas 25 alunos, cada um plantou em média 4 mudas...uns mais, outros menos. De toda forma, já plantaram mais que a grande maioria das pessoas vivendo nesse planeta (acho que nem precisamos dizer que a molecada adorou a idéia).
E é aí que podemos parar para refletir sobre as nossas atitudes...quando foi a última vez que você plantou uma árvore? Ou talvez a pergunta mais apropriada seria...você já plantou alguma? Pior...quantas árvores você já derrubou mesmo que não tenha sido com suas próprias mãos? Você sabia que ao amassar ou embolar uma folha de papel você faz daquele pedaço um pedaço não reciclável? Você pode começar por aí. Começando a rasgar ou picar ao invés de amassar. É um simples ato mas que já é alguma coisa. Alguém se habilita?

Mudas devidamente plantadas e meninada com as mãos devidamente sujas de terra, às 11:00 saímos da reserva de volta à Escola. Faltam palavras para descrever o sentimento, mas é uma sensação de dever cumprido e muita satisfação em poder agradecer à Deus e à Natureza por tudo...é com grande alegria que hoje pudemos retribuir um pouquinho de tudo de bom que nos é proporcionado por Deus e oferecido pelo Planeta Terra.
Além disso, gostaríamos também de agradecer a todas as pessoas que de maneira direta ou indireta contribuíram para essa empreitada. A todas as pessoas (parentes, amigos, conhecidos e desconhecidos) que acompanharam nossa aventura; aos nossos parceiros que fizeram o melhor trabalho que podiam para o sucesso do Sou da Estrada e, principalmente, aos nossos amigos Patrocinadores que acreditaram e compraram nossa idéia maluca, mesmo não tendo a certeza de que o Projeto seria realizado.

Fechamos a 1ª Expedição com chave de ouro e agora já podemos começar a pensar na 2ª Expedição 100% Sustentável a algum outro lugar do Planeta ou, quem sabe, a outros lugares da própria Patagônia.

Link da matéria no Portal Arcos: http://www.portalarcos.com.br/noticia ... al-na-Zona-Rural-de-Arcos
Printer Friendly Page Send this Story to a Friend Create a PDF from the article
 
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

© Sou da Estrada - 1ª Expedição 100% sustentável à Patagônia - Todos os direitos reservados